“O que te faz feliz?”

Após me flagrar repetidas vezes jogando sorrisos ao vento, parei para pensar no que estava me fazendo feliz. O que há de novo em meus dias para me fazer acordar feliz e inspirada? Qual necessidade estava sendo saciada em mim para despertar tal felicidade? Resolvi, então, descentralizar o foco de minhas indagações de mim mesma e resolvi pensar de forma mais geral. “O que faz as pessoas se sentirem felizes?” E não estou pensando em consumismo. Penso em coisas simples e gratuitas.
Talvez estejamos atravessando nossos dias tão sozinhos e com pressa que não tenhamos parado para apreciar as coisas simples da vida. Acordar e desejar um bom dia bem caprichado para as pessoas queridas de nossas vidas, talvez embeleze o inicio do dia dessas pessoas. Sorrir para o porteiro e desejar-lhe um bom dia de trabalho, talvez lhe faça sentir-se reconhecido. Dar uma carona para o vizinho, talvez lhe ajude ter mais tempo para fazer outra coisa importante. Apreciar uma boa música e observar a paisagem e as pessoas a caminho do trabalho/faculdade/escola, pode nos fazer perceber belezas impressionantes, a beleza da vida em ação. Receber uma mensagem de alguém especial no transcorrer da pressa dos afazeres pode ser tão prazeroso quanto surpreender esta mesma pessoa com um elogio na hora que ela menos esperar. Rir de uma piada que nos contaram em 2006 na hora da tensão com o chefe, ou naquela reunião chata, pode aliviar e nos dar fôlego para terminar o trabalho sem que tenhamos que descontar nosso estresse em outras pessoas. Caminhar calmamente pelas ruas e deparar-se com a paixão de um casal que transparecem serem também melhores amigos, pode nos fazer acreditar no amor. Sentar num banquinho do parque ou da praça e sermos contagiados com a energia das crianças ou a alegrias dos animais de estimação que correm livremente observados por seus cuidadores pode nos rejuvenescer. Olhar para as cores vibrantes da natureza pode trazer um pouco de calma e encantamento. Ouvir um idoso pode nos fazer perceber como a vida é curta e que ainda temos muitas coisas para vivermos. Pensar intensamente em alguém, e imaginar o que este alguém pode está fazendo, pode fazer com que sejamos surpreendidos com a pessoa entrando em contato só para perguntar o que estamos fazendo de bom. Chegar ao fim do dia e ter alguém interessado em saber como foi nosso dia pode fazer com que nos sintamos importantes. Ter alguém para desejar uma boa noite de sono pode nos fazer sentimo-nos cuidados, e é tão bom quanto poder ter alguém para cuidarmos também.
Por fim, acabei descobrindo diversos motivos pelos quais eu sou feliz ao refletir sobre todos os pequenos gestos e gentilezas que cruzam comigo ao logo de todos os meus dias. Sou regada por energias positivas, sorrisos, sabores, sons, cores, zelos, mimos, descobertas, surpresas, imaginação, cuidado, amor. Entendi que não dá para ser feliz sozinha, pois a felicidade dos outros também é parte de minha felicidade. Descobri que uma pessoa pode se fazer presente mesmo à distância. E estou começando a acreditar que ainda virão dias melhores que estes. Estou doando um pouco do meu amor para as pessoas. Estou compartilhando sorrisos. Estou mostrando que me importo. Estou amadurecendo. Estou vivendo. Estou feliz.

E você, o que te faz feliz?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog